Setor de energias renováveis empregou mais de 8,1 milhões de pessoas no mundo.
A International Renewable Energy Agency – IRENA, agência de energia renovável sediada em Abu Dhabi, divulgou que setor de energias renováveis empregou mais de 8,1 milhões de pessoas no mundo no ano passado, um aumento de 5% que vai na direção contrária da tendência geral de queda do mercado.
Segundo a agência o aumento do emprego foi devido à queda dos custos de tecnologia e ao aumento das políticas energéticas. Em contrapartida, no setor de energia tradicional, os produtores de petróleo vêm registrando perdas de receita desde que o preço do barril começou a cair, em meados de 2014.
China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Japão e Alemanha foram os países que mais ofereceram empregos em energias renováveis em 2015, segundo o relatório, acrescentando que o setor de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador, com 2,8 milhões de vagas, em seguida vem o setor de biocombustíveis líquidos, com 1,7 milhão de empregos e por fim o de energia eólica, que empregou 1,1 milhão de pessoas.